Cidades

Prevenção e saúde do homem no Centro do Rio

Entre os dias 27 e 30 de novembro, das 7h às 16h, a Secretaria de Estado de Saúde promove a quarta edição da Semana da Saúde, na Cinelândia. Além dos tradicionais serviços de Saúde do Homem e coleta de sangue para o Hemorio, este ano será disponibilizado o Mamógrafo Móvel da SES. Para os serviços de Saúde do Homem, serão distribuídas 600 senhas por dia, para o exame de mamografia serão 60 senhas e 30 para realização de ultrassonografias. As senhas serão distribuídas a partir das 7h, portanto, não é necessário chegar ao local do evento antes desse horário.

A população terá acesso também aos serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, orientação sobre alimentação saudável, vacinação contra febre amarela, teste rápido de sífilis, atendimento odontológico, além de palestras diversas. Os homens poderão se consultar com urologistas e realizar o teste de PSA, na tenda da Saúde do Homem e não é necessário ter encaminhamento. O mamógrafo móvel vai disponibilizar mamografias e ultrassonografias, para pacientes que já tenham o encaminhamento para esses exames.

"A Semana de Saúde já se tornou um evento tradicional e tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da prevenção e também para a doação de sangue. Em todas as edições temos uma resposta muito positiva da população, que pode contar com vários serviços de saúde reunidos em um só local. A cada ano ampliamos a nossa ação e desta vez, vamos oferecer também a mamografia", explica o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

Doação de sangue

Uma estrutura do Hemorio estará no local para coleta de bolsas de sangue que vão abastecer o hemocentro.

Quem pode doar? Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. O modelo da autorização pode ser adquirido no site do Hemorio (www.hemorio.rj.gov.br). Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação, além de não ingerir álcool 12 horas antes.

Mamógrafo Móvel

O mamógrafo móvel voltou a funcionar no ano passado e já passou por diversos municípios do Estado do RJ e este ano estará também na Semana da Saúde.  Para atendimento é necessário levar identidade, CPF, pedido médico, cartão do SUS e comprovante de residência.  Além da mamografia, serão disponibilizadas também ultrassonografia mamária e transvaginal. Serão distribuídas 60 senhas por dia para mamografia e 30 para ultrassonografias.

Saúde do homem

A ação contará com a tradicional estrutura dedicada à Saúde do Homem, no qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação sobre possíveis tumores na próstata. Serão distribuídas 600 senhas por dia e não é necessário ter encaminhamento.

Vacinação contra a Febre Amarela

No último dia 5, a SES lançou uma nova campanha estadual de vacinação contra a febre amarela. A ação visa imunizar cerca de 4 milhões de pessoas e tem como objetivo alcançar a cobertura vacinal de 95% do público-alvo antes da chegada do verão. Para reforçar a campanha, a vacina estará disponível também na Semana da Saúde.

Com o fim do fracionamento, que ocorreu em outubro, a vacina aplicada será a dose padrão. A SES alerta que todos os que não tomaram a vacina devem procurar os postos. Aqueles que já foram imunizados, inclusive com a dose fracionada, não precisam se vacinar nesta etapa porque já estão protegidos.

A vacina não é indicada a bebês menores de 9 meses, pessoas com contraindicações especiais (pacientes imunodeprimidos, com doenças hematológicas graves, entre outras) e grávidas.


Atenção: quem for tomar a vacina contra a febre amarela deve realizar a doação antes de se imunizar contra a doença.

Prevenção em saúde

As pessoas que passarem pelo local poderão tirar dúvidas com os profissionais sobre as doenças crônicas mais prevalentes no estado do Rio de Janeiro: obesidade, diabetes e hipertensão. Quem visitar o Espaço Venâncio poderá medir a glicose, aferir a pressão e medir o colesterol.

Parceiros

A Semana da Saúde é uma ação em parceria com o Grupo Bandeirantes e conta com o apoio da Drogaria Venâncio, Prefeitura do Rio, Cedae, Corpo de Bombeiros, Unimed, Aspen Pharma, Cepem, UVA, Café Evolutto, Sorria Bem e Piraquê.

< Niteroienses disputam Nacional de Beisebol Maricá: audiência pública para apresentação da LDO <